Durante a gestação o corpo experimenta muitas mudanças e isso pode afetar a saúde bucal. As alterações vasculares, hormonais e imunológicas características da gravidez, agravam a resposta inflamatória desencadeada pela placa bacteriana, provocando a gengivite. E o sangramento da gengiva nada mais é do que uma manifestação da gengivite.
A gengivite é a alteração bucal mais frequente na gravidez, afeta quase 90% das mulheres gestantes, e se inicia por volta do segundo mês.
Se não tratada, ela pode evoluir para a periodontite e causar a perda do osso que suporta o dente na boca e, consequentemente, a perda do próprio dente. Além do comprometimento de dentes, a inflamação da gengiva pode ter consequências sérias para a gravidez, como parto prematuro e nascimento de bebê de baixo peso. O processo inflamatório gengival pode ativar hormônios responsáveis pela contração do músculo uterino, provocando o trabalho de parto antes do tempo.
Além do sangramento, vermelhidão, inchaço gengival, dor a mastigação, mau-hálito e movimentação dos dentes são sinais de alerta para alterações gengivais.
Cuidados odontológicos são necessários nesse período para que a gestante não perca o sorriso nesse momento tão lindo da vida da mulher.
Visite o seu dentista quando souber que está gestante, faça o pré-natal odontológico e evite que doenças bucais não compliquem sua gestação. 👼🏻
Comments