A Periodontite é uma condição inflamatória caracterizada pela destruição do aparato de suporte do dente e que, se não tratada, pode levar à perda de dentes. A degradação periodontal é desencadeada pela placa bacteriana, mas sua progressão e gravidade é dependente de fatores hereditários, sistêmicos e ambientais. Por isso indivíduos com alterações imunoinflamatórias, como o DM, apresentam risco maior de desenvolver periodontite, que por outro lado dificulta a absorção de insulina, podendo causar uma descompensação glicêmica nos portadores de DM.
O tratamento da periodontite é baseado na remoção de cálculo (tártaro) e placa bacteriana por meio do procedimento de raspagem e alisamento da raiz do dente. Muitas vezes esse procedimento não é suficiente para se alcançar saúde periodontal, seja pela dificuldade na descontaminação completa do dente, seja pela resposta ineficiente do organismo em controlar a infecção periodontal. Sendo assim, alguns tratamentos adjuvantes são estudados para melhorar os resultados da terapia periodontal.
O ozônio é um gás que apresenta propriedades antimicrobianas e produz efeitos imunomoduladores, o pode representar uma ferramenta poderosa para pacientes com periodontite associada ao DM. Ou seja, a ozonioterapia realizada junto com o tratamento periodontal pode contribuir para a manutenção da saúde bucal e melhor controle do DM nesses pacientes.
Comments