Dentes sensíveis é uma queixa muito comum no consultório. Dor ao tomar gelado ou com quente e as vezes até ao falar, ou quando bate o vento.
Dor de dente não é normal e quando ela ocorre é sinal de que há alguma alteração da normalidade.
Nesse caso específico, na grande maioria das vezes, essa dor ocorre por uma alteração no posicionamento da gengiva, que chamamos de retração ou recessão gengival. A gengiva retrai e expõe a raiz do dente.
É justamente essa raiz exposta que dói. A raiz dental não foi feita par ficar exposta.
E quando isso acontece, além de dor, outras consequências indesejáveis podem acontecer, como perda de osso e de tecido dental e estética prejudicada, com dentes maiores que o normal.
E como essa gengiva retrai?
As causas da retração gengival são várias. Começando pelas características individuais da gengiva, passando pelo posicionamento do dente e até a escovação muito forte.
Como tratar a sensibilidade dental?
O uso de pastas dentais para dentes sensíveis é muito comum nesses casos. Porém, isso é apenas paliativo.
Há muitos casos em que se usam restaurações para resolver esta situação. Vale ressaltar aqui que é preciso tomar muito cuidado! Porque o ideal é que restaurações sejam feitas apenas na coroa do dente e não na raiz.
O tratamento ideal é aquele que reverte a situação para condições de normalidade. E, normalidade, isso é conseguido através do recobrimento radicular ou, dependendo do caso, do reconhecimento associado à restauração.
Se você apresenta sente dor quando com gelado, percebe que sua gengiva está retraindo ou está em dúvida se esse é o seu caso, procure um profissional de sua confiança para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Comments