Novembro é o mês de conscientização do diabetes. Algumas complicação dessa doença ainda são pouco divulgadas, como as relacionadas à saúde bucal, principalmente a periodontite. Sangramento da gengiva, pus, mau-hálito e dentes moles são alguns sinais dessa doença bucal que acomete os tecidos de sustentação dos dentes, como gengiva e osso.
A associação da periodontite e o diabetes tem sido muito estudada nos últimos 20 anos, ela ocorre em uma "via de mão dupla", ou seja, além do aumento do risco dos pacientes com diabetes apresentarem periodontite, essa condição bucal também dificulta o controle do diabetes. Assim, o tratamento periodontal pode representar uma melhora do controle glicêmico, com diminuição da hemoglobina glicada em 0,4 a 0,9 pontos percentuais. O que, na prática, significa o efeito de uma segunda medicação para o diabetes. A melhora do controle do diabetes após o tratamento periodontal também é acompanhado de melhora dos parâmetros cardiovasculares e da função renal.
Segundo o Ministério da Saúde, metade das pessoas que têm diabetes, desconhece a sua própria condição. Assim, os dentistas têm um papel fundamental na identificação dos sintomas que podem levar ao diagnóstico dessa doença, principalmente porque as alterações na saúde bucal podem ser os primeiros sintomas do diabetes.
O tratamento periodontal deve ser reconhecido como parte do tratamento do diabetes e suas complicações.
Cuidar da boca também é cuidar do diabetes!
Se você conhece alguém que tenha Diabetes, compartilhe essas informações!
#diamundialdodiabetes #periodontite #dentista #elisagrillo #periodontia #gengiva #brasilia #sangramentodagengiva #periodontista #mauhalito
Kommentarer